O Centro de Exposições e Eventos da AEBB em Castelo Branco acolheu entre os dias 26 e 28 de Maio a iniciativa ‘Terras Altas Business – Mostra de Produtos Regionais’, com a presença de 17 empresas, numa demonstração de produtos de excelência da região, designadamente, o mel, cogumelos, doces e compotas, azeite, plantas aromáticas e de cosmética, frutas, licores e vinhos, presunto e enchidos, queijos entre outros.

A organização desta iniciativa que decorreu em simultâneo com o 1º Congresso Empresarial da Beira Baixa e enquadra-se no projeto ‘Terras Altas de Portugal – Novos Horizontes’, uma intervenção conjunta de cinco Associações Empresariais, incluindo a AEBB – Associação Empresarial da Beira Baixa (e o NERGA, AIRV, NERVIR e NERBA), cujo objetivo visa contribuir para a sustentabilidade e crescimento do território TAP que integra os distritos de Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança, numa perspetiva de promoção internacional das suas empresas, através da disponibilização de bens e serviços coletivos.

O evento ‘Terras Altas Business’, está inteiramente associado a esta estratégia de promoção e reconhecimento internacional da imagem da região, associada à qualidade dos seus produtos de “excelência”, destacando assim a singularidade da oferta do território TAP.

Em consonância com esta estratégia promocional, no dia 27 de Maio, sábado, a AEBB acolheu a visita de 10 importadores de produtos portugueses, provenientes de França, Luxemburgo, Moçambique, EUA e Canadá, constituindo este momento uma oportunidade única de conhecer de perto as potencialidades da Região e estabelecer contatos B2B com os produtores/empresas presentes na Mostra, um momento de singular importância, permitindo a criação de laços de proximidade comercial. A visita à Mostra incluiu ainda um almoço de networking, com a presença dos importadores e expositores, que num ambiente mais descontraído tiveram ainda oportunidade de aprofundar os contatos estabelecidos.

Importa referir que a realização da iniciativa ‘Terras Altas Business’ incluiu ainda a dinamização de atividades paralelas, nomeadamente uma sessão informativa ‘ABC Mercados’ dinamizada por um consultor especializado, sobre os aspetos chave que caraterizam os mercados alvo do projeto: os constrangimentos, oportunidades, ameaças, tendências e estratégias de diferenciação e internacionalização. Ainda a realização de um showcooking com produtos regionais, dinamizado pelo Chef Mário Rui, com degustação dos pratos confecionados, muito apreciados pelos participantes, onde se incluíam os importadores convidados.

A deslocação dos importadores ao distrito de Castelo Branco terminou com uma visita à empresa DAMAR – Produtora de Queijos, Lda, no Fundão, proporcionando uma melhor perceção do processo de fabrico, armazenamento e procedimentos de comercialização dos queijos, incluindo uma prova de degustação, sendo de realçar a possibilidade de contatos comerciais entre as partes interessadas.

Empresas presentes no ‘Terras Altas Business – Mostra de Produtos Regionais’: Aromas do Valado, Unip. Lda; Proentia, Lda.; A.Pires Lourenço, S.A.; Casel, Lda.; Penhamonte Lda.; Rita A. T. A.Sta.Cruz (Doces Saberes); Rolando Martins, Unip.Lda. (Erikae); Quinta dos Termos, Lda.; Viniparra – Representações,Lda.; Horta de Gonçalpares – Soc. Agrícola Lda.; Fio da Beira Lda.; Sabores da Gardunha, Lda; Naturalness; Bio Beirão – Cogumelos da Beira; Queijaria Sabores da Soalheira; Rasgos de Pétalas, Lda. (Mel Joaninho); Claro’s Apicultura Unip. Lda.; Queijaria Almeida, Lda.

Importadores: EUA (Triunfo Foods – Grupo Seabra; Wines by Leo’s Choice), Moçambique (Izyshop); Canadá (HDD Imports; MC Olives Inc.), França (Canelas – Le Portugal à Paris; DonAntónia Pastelaria; Caves Aroma; Olivier Bagarri – UESS), Luxemburgo (Freelance Vins Fins; Pall Center – Naturellement Différent)